Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Emplacamentos de veículos novos ultrapassam 376 mil unidades em 2011

CURITIBA, 10/01/2012 – O fechamento das vendas de veículos, em 2011, no Paraná, superou em 5,6% os números de 2010. De janeiro a dezembro de 2011 foram vendidos 376.325 unidades contra 356.312 veículos comercializados no mesmo período de 2010, segundo dados da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e do Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná).

De acordo com o presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Fenabrave-PR, Helmuth Altheim, o crescimento está dentro do esperado para o setor. "Estávamos prevendo um aumento entre 5% e 6% para o segmento da distribuição no PR de 2010 para 2011. Esses índices também devem se repetir em 2012, já que a economia apresenta estabilidade. Os emplacamentos de veículos no Paraná em 2012 devem oscilar entre 4% e 6% e os fatores que devem contribuir para os bons resultados do ano são a queda das taxas de juros e oferta de crédito (com a retirada das medidas macroprudenciais do Executivo Federal), crescimento do poder aquisitivo da população devido ao aumento do salário mínino e, consequentemente, queda da inadimplência", explica Altheim.

Sobre a influência da crise européia nos negócios brasileiros, ainda é difícil afirmar qualquer reflexo. "Possivelmente, o Brasil sofra em produção e vendas com as dificuldades internacionais. Entretanto, aguardamos decisões da União Européia para modificar as projeções automotivas, até porque o Brasil mantém-se em crescimento substancial frente aos demais mercados. Particularmente, sobre o segmento da distribuição de veículos, a absorção interna ainda é bastante grande. Apenas no Estado do Paraná, a média de vendas foi de 31 mil unidades por mês em 2011", afirma o dirigente.

Para janeiro e fevereiro, a previsão é de estagnação no mercado, o que é tradicional, devido aos gastos com IPTU, IPVA, renovação de seguros, matrículas escolares, entre outros. Por causa do aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os modelos importados, os nacionais deverão ser os mais procurados.

Fonte: Fenabrave-PR

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.