Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ipea lança publicação com artigos sobre o Brics

A idéia é contribuir para o debate sobre a agenda internacional que envolve o grupo. O estudo será apresentado na sede do Instituto, em Brasília e terá transmissão ao vivo.
Na oportunidade, serão apresentados três artigos que fazem parte do boletim. O primeiro, “Complementaridade da pauta e oportunidades de aproximação comercial do Brasil com os demais países do Brics”, de autoria de Flavio Lyrio Carneiro, avalia o padrão recente do comércio exterior de bens do Brics. O estudo busca identificar possíveis oportunidades não exploradas de ampliação dos fluxos comerciais entre o Brasil e cada um dos demais países do grupo.

O artigo “A cooperação para o desenvolvimento sul-sul: os casos do Brasil, da Índia e da China”, de André de Mello e Souza, traz uma análise comparativa entre a cooperação para o desenvolvimento de Brasil, Índia e China.
No texto, o autor examina a diferenciação entre a cooperação para o desenvolvimento Sul-Sul e Norte-Sul e as distinções entre a cooperação para o desenvolvimento oferecida pelos referidos países.

Por fim, o artigo “O Brics no comércio internacional de serviços”, de Ivan Tiago Machado Oliveira, analisa como se dá a inserção dos países do Brics no comércio internacional de serviços, considerando indicadores e dados de comércio. Também faz um diagnóstico da participação dos países do grupo nos novos setores dinâmicos do comércio internacional de serviços.

Fonte: Portal Ipea

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.