Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Volkswagen promete dar um ´´up`` para Taubaté

A Volkswagen emitiu comunicado nesta quinta-feira, 29, no qual define que a expansão de sua capacidade produtiva no País será direcionada para a fábrica de Taubaté, no interior paulista, como parte significativa do investimento total de R$ 8,7 bilhões no período 2010-2016. O anúncio já era esperado desde o ano passado, mas a empresa ainda estudava a possibilidade de construir nova unidade ou ampliar uma das três linhas de montagem já existentes – além de Taubaté, inaugurada na década de 70, produzem veículos da marca a cinquentenária planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que também recebe ampliações e modernizações, e de São José dos Pinhais (PR), que entrou em cena no fim dos anos 90. Entretanto, um dia antes do comunicado, na quarta-feira, 28, o presidente da empresa no Brasil, Thomas Schmall, dizia a repórteres que ainda negocia uma nova fábrica com seis Estados (leia aqui).
 
O contraditório comunicado da Volkswagen também não fecha questão sobre a ampliação da planta paulista: “A empresa fará em sua fábrica de Taubaté o investimento na expansão de sua capacidade produtiva, caso essa necessidade seja confirmada pela demanda de mercado”, diz a nota. Ou seja, se as vendas não crescerem a produção também não avançará.

Mas a empresa confirmou que “as unidades Anchieta e Taubaté receberão a alocação de novos produtos nos próximos anos”. Segundo a Volkswagen, foi determinante para essa decisão o acordo fechado com os sindicatos dos trabalhadores de ambas as fábricas para o período de 2012 a 2016, o que poderá evitar greves como a enfrentada no Paraná em 2011, que parou por quase dois meses a produção da fábrica. O acordo define o crescimento salarial para os próximos anos e estabelece medidas de flexibilidade e produtividade.

O UP! VEM AÍ

Segundo fontes ouvidas pelo jornalista Roberto Nasser, o carro a ser produzido em Taubaté será mesmo o pequeno Up!, como já era amplamente especulado desde o segundo semestre do ano passado, quando o modelo foi lançado na Europa em várias versões. O Up! deve chegar ao mercado brasileiro em outubro de 2013, conforme afirma Nasser em sua coluna “De Carro por Aí”, publicada em vários jornais e portais do País. O jornalista conta que o grande dilema da Volkswagen do Brasil não é produzir o Up! aqui, mas como posicioná-lo no mercado, abaixo ou acima do Gol, como carro de entrada ou compacto premium. Com o novo carro também deverá vir o novo motor 1.0 de três cilindros e 73 cavalos, a ser produzido na fábrica de São Carlos (SP).

Desde 2010 Thomas Schmall vem dizendo que a Volkswagen do Brasil trabalha no desenvolvimento de um novo carro de entrada no mercado, mas fica difícil enquadrar o Up! nessa condição, pois o modelo traz evolução tecnológica superior ao do Gol e, ficando abaixo deste, poderia matar o campeão de vendas no País nos últimos 25 anos.

Fonte: Automotive Business

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.