Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Justiça do Trabalho e IPEA firmam parceria para realização de pesquisas

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann (foto), assinaram, na manhã de hoje (24), protocolo de cooperação técnica. O objetivo da parceria é instituir ações conjuntas para a realização de estudos e pesquisas de interesse mútuo, principalmente a respeito de temas como autos findos e construção de bases de dados comum, custo e tempo de duração de ações trabalhistas, quantitativo de ações trabalhistas com reconhecimento de vínculo empregatício e seus efeitos, execuções, passivos trabalhistas e potencial de arrecadação e ações relativas a acidentes de trabalho.

"É um primeiro passo para a celebração de convênio específico posterior visando ao desenvolvimento de pesquisas sobre os mais diversificados temas", afirma o presidente do TST e do CSJT. "Nosso escopo é a realização dessas pesquisas de interesse da Justiça do Trabalho para formulação de políticas públicas, com a cooperação, para que haja barateamento dos custos, de servidores da Justiça do Trabalho". Em reunião também na manhã de hoje com presidentes e corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho, Dalazen adiantou que a coleta de dados deve mobilizar 32 servidores, que serão capacitados e orientados pelo próprio Ipea.

O ministro reforçou que a iniciativa também visa a formar quadros específicos na Justiça do Trabalho. "O acordo de cooperação que hoje foi assinado é um primeiro grande passo para que a Justiça do Trabalho possa, no futuro, realizar ela própria as suas pesquisas", concluiu.

Fonte: TST
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.