Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná lidera criação de empregos na indústria em abril

O Paraná aumentou em 4,1% o número de empregados no setor industrial durante o mês do abril deste ano, na comparação com março. O índice coloca o estado na liderança da criação de vagas no setor. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada na manhã desta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em âmbito nacional, porém, o emprego industrial mostrou variação negativa de 0,3%, nesse mesmo período. O impacto negativo sobre a média global foi pior em São Paulo (-3,6%), seguido da Região Nordeste (-2,5%), Ceará (-3,6%), Bahia (-3,7%) e Santa Catarina (-1,2%).
O resultado de abril nas 14 regiões pesquisadas pelo IBGE mostra uma perda acumulada de 0,9% em 2012 no número de empregados da indústria. A Pimes confirmou que permanece o “comportamento predominantemente negativo presente desde outubro do ano passado”.

Na comparação entre abril de 2012 e o mesmo mês de 2011, o emprego industrial mostrou queda de -1,4%, sétimo resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde dezembro de 2009 (-2,4%).

Emprego e produção

O crescimento do emprego na indústria do Paraná já tinha sido observado em outros meses deste ano. Em março, o estado havia aumentado em 3,2% o emprego na indústria em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto que, no país, o pessoal ocupado no setor recuou 1,2%, nessa comparação.

As vagas industriais no Paraná cresceram com a recuperação da produção, que, em março deste ano, subiu 9,8%, em relação a fevereiro, depois de começar o ano com dois meses seguidos de retração.

Fonte: Gazeta Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.