Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

No Egito, resistência contra os militares

A “manifestação do milhão”, convocada pela Irmandade Muçulmana e por várias entidades populares, ocorreu principalmente no Cairo e em Alexandria, a segunda maior cidade do país. E, embora as notícias não sejam conclusivas, a foto da praça Tahir no dia de hoje mostra que ela pode ter conseguido o intento de reunir no protesto esse número recorde de manifestantes.

A democracia volta à cena no Egito sob fortes ameaças. Nos últimos dias a Junta Militar que governa o Egito desde a queda de Hosni Mubarak, em fevereiro do ano passado, fechou o Parlamento, onde a maioria dos deputados era ligada à Irmandade Muçulmana, partido de Mohammed Mursi, candidato de oposição aos militares no segundo turno realizado no último final de semana.

Embora tenha reiterado ontem (18) a decisão de transferir o governo ao presidente eleito o Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA) enfrenta forte desconfiança principalmente depois do fechamento da Câmara dos Deputados e do “golpe constitucional” de domingo, visivelmente com o objetivo de reduzir os poderes do presidente eleito, conservar a autonomia das aços militares e manter o controle do poder legislativo.

A outra tensão manifesta-se nas mútuas declarações de vitória dos candidatos do segundo turno da eleição presidencial. Ambos os candidatos declaram-se vitoriosos. Um porta-voz do ex-primeiro-ministro Ahmed Shafiq insistiu na vitória deste remanescente do regime de Mubarak, enquanto os partidários de Mohammed Mursi garantem que seu candidato foi o vencedor.

A tensão antecede a divulgação dos dados oficiais da apuração pela Comissão Eleitoral, prevista para a 5ª feira (dia 21). As denuncias de irregularidades se multiplicam, com acusações de lado a lado.

Durante o protesto de hoje (19), na Praça Tahir, um dos manifestantes, o professor Ahmed Al Sayid, disse ser contrário às medidas tomadas pela Junta Militar pois elas tira a autoridade do futuro presidente. Em relação à dissolução da Câmara dos Deputados, ele considerou-a uma decisão que invalida “uma instância escolhida pelo povo". Milhares de manifestantes repetiram palavras de ordem contra a autoridade militar e a favor da transferência imediata do poder ao próximo presidente eleito, e inúmeros erguiam retratos de Mursi, o candidato da Irmandade Muçulmana.

“Todas as forças revolucionárias têm que deixar claro à Junta Militar que não vamos permitir que tomem o poder. Que rechaçamos a dissolução do Parlamento e que quando Morsi for presidente o Parlamento seguirá funcionando”, disse o porta-voz da Irmandade, Ahmed Rabia. A Irmandade declara que não deseja um confronto com os generais no poder, mas diz que as forças armadas não têm o direito de limitar os poderes presidenciais. "Não buscamos nenhum confronto com ninguém e ninguém no Egito quer confronto", disse Yasser Ali, porta-voz da campanha de Mursi. "Tem que haver diálogo entre as forças nacionais, e só o povo deve decidir seu destino", insistiu ele. "Ninguém no Egito está acima do Estado e da Constituição... Todos devem se curvar à vontade popular".

Mubarak

No fim do dia foi anunciada a morte do ex-ditador egípcio, Hosni Mubarak, num hospital militar no Cairo. Ele tinha 84 anos de idade e cumpria pena na ala médica da prisão de Tora, na capital, depois de ter sido condenado à prisão perpétua (em 2 de junho) pela morte de 850 pessoas na repressão às manifestações do início de 2011.

Fonte: Vermelho

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.