Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Governo Federal: R$ 7 bilhões para transporte em médias cidades

O Governo Federal anunciou na quinta-feira, 19, o programa PAC Mobilidade Médias Cidades, que contará com verba de R$ 7 bilhões. O principal objetivo é promover construção de sistemas de transporte urbano mais modernos em municípios de 250 mil a 700 mil habitantes, como os BRTs, Bus Rapid Transit, e corredores de ônibus integrados.

De acordo com o Ministério das Cidades são elegíveis ao programa 75 cidades – algumas delas são Santo André, no ABC paulista, Osasco e Carapicuíba, na Grande São Paulo, Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto e Taubaté, no Interior paulista, Betim, Contagem, Uberlândia e Juiz de Fora, em Minas Gerais, Aracaju, SE, Jaboatão dos Guararapes, PE, Feira de Santana, BA, São José dos Pinhais, PR, e Caxias do Sul e Gravataí, RS.

Os municípios devem apresentar seus projetos até 31 de agosto, e terão prioridade os já desenvolvidos e com aprovações ambientais. O resultado será divulgado em novembro.
Apesar de não prever utilização direta da verba disponível para aquisição de ônibus, o programa deverá ser diretamente benéfico para a indústria nacional do segmento – tanto de chassis quanto de carrocerias –, visto que estimulará o uso de novos veículos para os corredores exclusivos, terminais dedicados e BRTs cuja construção pretende-se estimular.

Segundo a presidente da República, que participou do lançamento do programa, poderão ser utilizados no programa recursos via RDC, ou Regime Diferenciado de Contratação, de menor burocracia ante as licitações convencionais. Com isso o governo pretende dar maior velocidade à execução das futuras obras.

Fonte: Autodata
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.