Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Greve reúne 3 milhões de trabalhadores na Indonésia

Quase 3 milhões de trabalhadores de 700 fábricas da Indonésia iniciaram nesta quarta-feira uma greve para protestar contra os contratos temporários e reivindicar aumentos salariais, uma ação que paralisou a produção em mais de 80 parques industriais.

Uma das companhias mais afetadas foi a companhia petrolífera pública Pertamina, que teve que interromper a produção de suas fábricas de gás em Jacarta e Bekasi devido à ausência de funcionários.

Entre as exigências dos grevistas se destaca o pedido de revisão da lei que permite as empresas contratar trabalhadores temporários por períodos de um ano sem nenhum tipo de benefício - como o seguro de saúde, por exemplo.

O próprio Tribunal Constitucional da Indonésia já havia anunciado em janeiro que este tipo de contrato é inconstitucional por violar os direitos dos trabalhadores.

"Pedimos a abolição deste sistema de contrato, um aumento salarial e seguro de saúde para todos os trabalhadores já em 2014, enquanto a data prevista pelo o governo é para o ano 2019", declarou Said Iqbal, dirigente da Assembleia Indonésia do Trabalho.

A concentração mais numerosa ocorreu na cidade de Jacarta, onde 20 mil grevistas estavam reunidos. Outras manifestações de grande porte também ocorrerem em Bogor, Surabaia, Medan e Makassar, entre outras grandes cidades do arquipélago.

Segundo os sindicatos e associações, se suas exigências não forem atendidas, os trabalhadores seguirão em greves durante todo mês de outubro. A Federação dos Trabalhadores do Metal da Indonésia, por sua vez, ameaçou bloquear as estradas de Jacarta e provocar um caos logístico na capital.

Fonte: Exame

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.