Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Vendas em outubro devem fechar acima de 300 mil unidades

Dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData apontam 267 mil licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus até a quinta-feira, 25.

São 18 dias úteis, com média diária de 14,8 mil emplacamentos, número muito abaixo da projeção da Anfavea para o mês – a associação esperava a manutenção da média de 16,9 mil veículos registrada de junho a agosto, primeiros três meses cheios com benefício de redução do IPI.
De todo modo outubro certamente superará o volume de vendas de igual mês do ano passado, quando foram licenciadas 280,6 mil unidades, e também o resultado de setembro, 288,2 mil emplacamentos.

O mês não deve, entretanto, sequer se aproximar do recorde de agosto, 420 mil veículos vendidos. Diversos executivos projetavam para outubro a quebra deste recorde graças à nova expectativa pelo fim do IPI reduzido, mas o fato certamente que não ocorrerá.
Em parte a expectativa da indústria foi frustrada com o anúncio da extensão do benefício até 31 de dezembro pela presidente da República na quarta-feira, 24: esperava-se que este aconteceria apenas na semana que vem, o que daria aos últimos dias do mês um fôlego extra. De qualquer forma, o fato em si é positivo pela manutenção da redução de preço em plena época de décimo-terceiro salário, o que deve alavancar novembro e dezembro.

Fonte do varejo ouvida pela reportagem estimou mercado acima das 300 mil unidades para este mês de outubro. E afirmou esperar forte crescimento dos emplacamentos do HB20, da Hyundai, que começou a ser vendido na segunda semana do mês.

O desempenho do modelo, de fato, surpreende: já foram emplacadas 1 mil 926 unidades até a quinta-feira, 25. O número supera as vendas do lançamento concomitante, o Etios, mesmo quando unificadas suas versões hatch e sedã, também novidade para o mês: foram 1 mil 726 unidades na soma dos dois Toyota.

Para a fonte estes dois modelos e mais o Chevrolet Onix, que chega às revendas no começo de novembro, devem trazer muitos consumidores ao mercado até o fim do ano, reforçando, assim, o crescimento no total de 2012, que então representaria novo recorde nacional de vendas.

Fonte: Autodata
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.