Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Banco Central: Selic deve ficar estável em 2013

Diante do grande ponto de interrogação que é a velocidade do crescimento da economia brasileira no próximo ano, os analistas do mercado financeiro se curvaram aos argumentos e às ações do Banco Central. A taxa básica de juros (Selic) deve ficar no patamar atual de 7,25% ao ano até, pelo menos, o fim de 2013.

De acordo com o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (12), essa expectativa indica que o mercado está apostando em estabilidade para a taxa de juros na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano, marcada para o fim deste mês.
Segundo o economista-chefe da Planner Corretora, Eduardo Velho, esse movimento já era esperado e deriva, basicamente, do cenário internacional. Velho não só acredita na manutenção da taxa em 7,25% para o biênio 2013/2014, como acha provável uma redução da taxa ao longo dos próximos 20 meses. "Tudo vai depender das condições externas", disse ele, que não enxerga uma melhora significativa da economia internacional nesse período.

Os analistas consultados pelo BC para o Boletim Focus iniciaram o ajuste de suas expectativas sobre a política monetária no fim de outubro, quando reduziram a projeção da Selic para o fim de 2013 de 8% para 7,75%. A cautela com relação à recuperação da atividade econômica, no entanto, continua, e o grande vilão permanece sendo a indústria.
Em setembro, a produção do setor recuou 1% em relação a agosto, o pior resultado em oito meses. Para o Produto Interno Bruto (PIB) do ano não teve alteração. O mercado financeiro continua prevendo uma variação de 1,54%.

Fonte: Correio Braziliense

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.