Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ipea: mercado de trabalho tende a se manter aquecido e favorável

De acordo com declaração de Carlos Henrique Corseuil, diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), durante 54ª edição do boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise, lançado na última semana, o mercado de trabalho tende a se manter aquecido em 2013 e favorável ao trabalhador.

O boletim traz um panorama do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano em 2012, com a evolução dos principais indicadores da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE). O boletim analisa também o impacto de políticas públicas, como a Lei do Empreendedor Individual, que entrou em vigor entre julho de 2009 e fevereiro de 2010 e aumentou a contribuição para a Previdência e a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Para Corseuil o cenário de aumento de renda verificado em 2012 irá se repetir neste ano devido a alta na demanda por trabalhadores. “Há uma maior liberdade para os trabalhadores barganharem salários mais altos”. Segundo ele, o rendimento dos que estão formalizados apresentou aumento de 2% em relação ao ano anterior, porém os trabalhadores sem carteira obtiveram resultado ainda maior, 8%.

Formalização

A pesquisa traz dados que mostram não só a maior formalização entre quem já era autônomo (fluxo passa de 5,63% antes da lei para 8,23% depois da lei), como também a situação de trabalhador autônomo formal se tornou uma porta de entrada ao mercado de trabalho.

As transições observadas incluem trabalhadores originalmente empregados que passam a ser microempreendedores e um efeito colateral do programa: o empregado formal de pequena empresa que se torna empreendedor individual.

Fonte: Vermelho/IPEA

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.