Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Novo ministro do Trabalho Manoel Dias visita centrais sindicais

O primeiro circuito de visitas às entidades foi encerrado nesta quarta-feira (27) com encontro de líderes da Nova Central em Brasília. O titular da pasta quer as centrais como parceiras
O ministro Manoel Dias aproveitou seus primeiros dias à frente da Pasta do Trabalho e Emprego para estabelecer contato direto com as centrais sindicais. Nessa semana já visitou a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

Na noite de segunda-feira, o ministro esteve com líderes da UGT, na sede da central em São Paulo. A UGT foi a primeira central sindical a ser visitada. Durante o encontro, o presidente Nacional da UGT, Ricardo Patah destacou o importante papel do Ministério do Trabalho e Emprego e a necessidade de fortalecer o órgão.

“E esse fortalecimento, passa pelo desenvolvimento de ações conjuntas com as centrais sindicais. Nós da UGT temos propostas e queremos compartilhá-las, discutí-las, viabilizá-las e se possível implementá-las”, afirmou Patah.

À vontade
Demonstrando estar bastante à vontade, o ministro Manoel Dias fez questão de agradecer o apoio dado pela UGT. “Essa é a primeira central que visito oficialmente como ministro e agradeço o apoio recebido. Para que o ministério venha a ser protagonista, é preciso que as centrais e os sindicatos atuem como nossos parceiros, para que desta forma o MTE possa recuperar seu prestígio."

Na manhã de terça-feira (26), Manoel Dias foi recebido na Força Sindical por dirigentes das entidades filiadas. O ministro afirmou que à frente do ministério continuará com o compromisso histórico do trabalhismo em defesa da manutenção e ampliação dos direitos da classe trabalhadora. “Conto com a solidariedade de todos na implementação de políticas de valorização do mundo do trabalho, geração de emprego, qualificação profissional e educação”, disse o ministro.

O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical, disse esperar que o ministério volte a ser um porta-voz da classe trabalhadora e do movimento sindical organizado. Os dirigentes da Força disseram ao ministro que o 1º de Maio Unificado 2013 celebrará os 70 anos da CLT, com o tema "Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas".

Reunião com a CUT

Nesta quarta-feira (27) pela manhã, Manoel Dias foi recebido pelo presidente da CUT, Vagner Freitas, dirigentes da Executiva Nacional, das CUTs estaduais, dos sindicatos e dos ramos cutistas, na Escola Sindical Sete de Outubro, em Belo Horizonte-MG. O ministro reuniu-se com mais de 100 dirigentes da CUT que estão na capital mineira participando do Encontro Regional de Planejamento da CUT - Região Sudeste.

Para o presidente da CUT, o diálogo com o novo ministro é importante porque as questões de interesse dos trabalhadores precisam ser negociadas, debatidas, destravadas - tanto no governo quanto no Congresso Nacional.

“O que espero do ministro Manoel Dias é o que nossa central sempre esperou de todos escolhidos pelo governo para comandar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): que tenha um comportamento democrático, que paute as questões do trabalho dentro do governo, que abra espaço para ouvir os representantes sindicais dos trabalhadores”, pontuou Vagner.

No retorno à Brasília, o ministro reuniu-se em almoço na sede da Nova Central com dirigentes da entidade.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.