Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

São Paulo(SP):Força Sindical realiza Seminário Internacional de Saúde e Segurança

O presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, e o diretor Luisinho, coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do Sindicato, participam nesta quinta e sexta-feira, do Seminário Internacional de Saúde e Segurança, a ser realizado na colônia de férias da Federação dos Comerciários do Estado, em Praia Grande, litoral sul.

Promovido pela Força Sindical em parceria com a UIL (Unione Ialiane Del Lavoto) e a Ital, entidades italianas, o evento vai debater as experiências na área de saúde e segurança dos trabalhadores brasileiros e italianos. “Vamos analisar os avanços, conquistas e o que precisamos fazer”, disse Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical.

Os trabalhadores no setor da alimentação têm presença destacada no encontro. Ao todo são 70 pessoas de sindicatos e da Atra (Associação em defesa dos Trabalhadores no Ramo da Alimentação do Estado de São Paulo e Vítimas de Moléstia do Trabalho), entidade que cuida de acidentes e moléstias profissionais sob a coordenação Rosecleia de Castro. “Vamos conhecer os problemas de outras categorias do Brasil e da Itália e como os dirigentes sindicais atuam para resolver os problemas, ou seja, que soluções adotaram, o que conseguiram resolver ou não. Na área da alimentação temos um desafio muito grande que é a LER/DORT.

Nos dois dias serão debatidos temas como políticas públicas na área de saúde do trabalhador; direito cível e criminal de acidente de trabalho; avanço do tripartismo nas ações de saúde e segurança no trabalho; saúde do trabalhador e amianto e, aposentadoria por invalidez.
Segundo Arnaldo Gonçalves, o encontro será focado em sete categorias: comerciários, construção civil, alimentação, químicos, técnicos em segurança, telefônicos e metalúrgicos. A participação dos metalúrgicos será mais ampla, porque foi trabalhada via Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNTM), presidida por Miguel Torres.

Os metalúrgicos de Curitiba também participarão do seminário. A delegação que estará na Praia Grande esteve reunida ontem (2), à tarde, com o departamento de saúde e segurança do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba para se preparar para o evento. Foram debatidas algumas questões sobre a situação atual do ambiente de trabalho, do INSS, do trabalho das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), entre outras questões envolvendo a saúde e segurança do trabalhador.

Fonte: Força Sindical
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.