Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Baixada Santista (SP): Cerca de 10 mil operários entram em estado de greve no polo industrial de Cubatão

Cerca de 10 mil operários das empreiteiras do polo industrial de Cubatão e cidades vizinhas entram greve a partir das 7 horas desta segunda-feira. Em assembleia na última sexta-feira, eles rejeitaram contraproposta das empresas, prevendo reajuste salarial com base no (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) INPC de maio, data-base da categoria, mais 10% desse índice.

Se o INPC do mês, ainda a ser divulgado, for de 7%, a correção salarial seria baseada nesse percentual, mais 10% dele, ou seja, 0,7%. A proposta foi rejeitada por unanimidade. Os cerca de 10 mil operários reivindicam reajuste com base na inflação de 12 meses, mais aumento real de 8%, vale-alimentação de R$ 20 e correção da grade salarial.

Ao Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, as empreiteiras propuseram correção do vale refeição conforme o INPC mais 10% dele e grade própria. O presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, diz que a responsabilidade pela paralisação é "única e exclusiva das empreiteiras, principalmente as que prestam serviços à Petrobras".

Mais uma vez

No ano passado, a greve foi de 12 dias. A maior concentração de grevistas é no portão 10 da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), mas há 14 outros pontos de grande mobilização, em diferentes indústrias.  O presidente nacional da central Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), estará presente. E também o secretário-geral da central, ‘Juruna’ João Carlos Gonçalves.

Fonte: A Tribuna Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.