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Hyundai confirma 3º turno na fábrica de Piracicaba a partir de setembro

Depois de nove meses de operação no País, a Hyundai Motor Brasil finalmente recorrerá a um terceiro turno em sua fábrica de Piracicaba, no interior paulista, para dar conta da crescente procura pela família de veículos HB20. Um acordo será assinado entre a empresa e o sindicato local dos metalúrgicos na quinta-feira, 23, oficializando o turno adicional, que passa a funcionar em meados de setembro.
 
O processo seletivo para preencher os 700 novos empregos que serão gerados na planta já começou. De acordo com José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, mais de 5 mil pessoas se candidataram para as vagas, cujo salário mínimo deve chegar a R$ 1,6 mil. Atualmente, a fábrica emprega 1,9 mil trabalhadores.

Segundo a Hyundai, o objetivo do terceiro turno é minimizar as horas extras e finais de semana trabalhados. Ribeiro diz que os novos funcionários deverão trabalhar por 33 horas semanais, enquanto os antigos, do primeiro e segundo turno, deverão ter sua jornada reduzida de 44 para 40 horas.

DECISÃO TARDIA, MAS ACERTADA

A Hyundai demorou a lançar mão de um terceiro turno de trabalho. Cautelosa, mesmo com as altas vendas do hatchback HB20, lançado em outubro do ano passado, da versão aventureira HB20X, que começou a ser vendida em fevereiro, e do sedã HB20S, que chegou nas concessionárias em abril, ela queria ter certeza de que a alta demanda dos modelos continuaria por meses após seus lançamentos.

A empresa coreana temia contratar centenas de pessoas para o terceiro turno, a fim de elevar a capacidade de produção para quase 200 mil carros por ano (contra 150 mil atual), e que o mercado recuasse, obrigando-lhe a demiti-los.

Números divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as distribuidoras de veículos, mostram que isso não aconteceu e comprovam que a decisão da empresa de aumentar a produção é acertada. A Hyundai ocupa hoje a quinta posição no ranking de participação no mercado de carros, com uma fatia de 6,4%, à frente da Renault, que recentemente conclui ampliação de sua fábrica em Curitiba (PR).
 
Foram vendidos 4,8 mil HB20 na primeira quinzena de maio, consagrando o hatch como o 8º modelo mais comercializado no País, e 2,1 mil sedãs HB20S, o 17º mais vendido. No total, foram entregues 6,9 mil veículos da família apenas na metade deste mês. No acumulado do ano, com 48,6 mil unidades emplacadas, o HB20 aparece no ranking da Fenabrave como o 4º mais vendido à frente de Volkswagen Fox e Chevrolet Onix.

Fonte: Automotive Business

Desenvolvido por Agência Confraria

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