Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sem acordo, Infraero e aeroportuários voltam a se reunir na quinta-feira

Não houve acordo, nesta terça (6), na audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), entre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Sindicato Nacional dos Empregados de Empresas Administradoras de Aeroportos (SINA). As duas partes voltam a se reunir na próxima quinta-feira (8), às 10 horas, no TST, para tentar alcançar um entendimento com base na sugestão apresentada pelo vice-presidente do TST, ministro Antônio José de Barros Levenhagen. O sindicato dos empregados reivindica a correção pelo IPCA mais 9,5% de ganho real, e a estatal admite apenas a correção dos salários pela inflação acumulada até maio deste ano (6,49%).

Diante do impasse – a categoria está em greve desde 31 de julho -, o vice-presidente do TST, propôs a correção salarial pelo IPCA, retroativo a maio deste ano (data-base da categoria), e um reajuste real de 3%, a ser pago em janeiro de 2014. Outro reajuste real de 3% seria pago em janeiro de 2015. A Infraero se comprometeu a apresentar um plano de reenquadramento funcional para três categorias do quadro técnico que estão reconhecidamente com os salários defasados em relação aos demais empregados: analista de sistemas, médico do trabalho e profissional de engenharia e manutenção.

Outra cláusula que ficou acertada foi a constituição de uma comissão, composta por três representantes da empresa e três dos empregados, para estudar a situação do plano de saúde e do plano odontológico. A comissão terá prazo de seis meses, renovável por mais três meses, para apresentar soluções de sustentabilidade para o atual sistema de assistência médica e odontológica.
Até quinta-feira a sugestão de acordo proposta pelo vice-presidente do TST será analisada pela direção da estatal, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) – a quem a estatal está vinculada – e pelo Ministério do Planejamento. Da mesma forma, os representantes do SINA discutirão a proposta com os empregados.

Fonte: TST

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.