Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Juros para pessoa física sobem pela quarta vez no ano, indica Anefac

As taxas de juros para pessoas físicas subiram em agosto e registraram a quarta alta no ano, de acordo com pesquisa da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças Administração e Contabilidade).

A taxa de juros média geral para pessoa física subiu 0,03 ponto percentual no mês, passando de 5,48% em julho para 5,51% em agosto. A taxa continua sendo a maior praticada desde novembro de 2012.

De acordo com Miguel Ribeiro de Oliveira, coodenador de estudos econômicos da Anefac, o aumento da taxa básica de juros, a Selic, foi a principal razão para o aumento dos juros para pessoas físicas. "Quando a taxa básica sobe, aumentam os custos de captação dos bancos, ou seja, eles têm que pagar mais para captar dinheiro. E esse aumento do custo é repassado aos clientes", afirma.

Oliveira afirma que a inflação alta e acima do centro da meta estabelecida pelo Banco Central reforça a tendência de uma nova alta da Selic na próxima reunião do Copom, o Comitê de Políticas Monetárias do BC. "Por conta disso, é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses", diz.

Das seis linhas pesquisadas, cinco registraram aumento nas taxas de juros. A maior variação se deu no CDC para financiamento de veículos, cuja taxa passou de 1,58% em julho para 1,61% no mês passado.

PESSOA JURÍDICA

Houve alta também nas taxas de juros para pessoas jurídicas. O maior avanço foi registrado no capital de giro, no qual os juros mensais passaram de 1,52% para 1,54%.

Nos descontos de duplicatas, o aumento foi de 0,45%, saindo de 2,23% ao mês para 2,24% mensais. Já conta garantida teve juros 0,71% maiores em agosto, saindo de 5,65% mensais em julho para 5,69% mensais em agosto.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.