Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Volkswagen investirá € 170 milhões para produzir novo Golf no Paraná

A Volkswagen confirmou que produzirá a sétima geração do Golf no Brasil. Em um encontro com a presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira, 3, o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, anunciou que a companhia aplicará € 170 milhões (cerca de R$ 520 milhões) no Brasil para fabricar o carro na planta de São José dos Pinhais (PR). Com o aporte, o plano de investimentos da organização para o País passa dos R$ 8,7 bilhões que já estavam planejados para o total de R$ 9,2 bilhões até 2016.

O montante adicional marca a terceira fase do plano estratégico da Volkswagen para o Brasil, dedicada à globalização tecnológica do portfólio, conforme adiantou Thomas Schmall em entrevista a Automotive Business em abril deste ano (leia aqui). A evolução acontece após a empresa passar por uma etapa de reestruturação e outra de renovação dos produtos. Com isso, o Brasil entra na rota dos produtos globais da marca alemã: o País é o segundo maior mercado para a marca, atrás apenas da China.

"Vamos mudar o portfólio inteiro da marca Volkswagen para plataformas globais, começando pelo Golf. Em seguida, vamos entrar com uma também plataforma global no segmento de carros de entrada", disse Schmall após sua reunião com a presidente.
 
O anúncio já era esperado, já que o Golf é construído sobre a plataforma MQB, a mesma dos Audi A3 e Q3, que tiveram produção anunciada para a fábrica do Paraná no último dia 17 de setembro (leia aqui). Segundo a Volkswagen, a estratégia modular permite ainda localizar a produção de outros modelos do grupo.

A produção local dos carros da estratégia modular MQB é o início globalização da operação brasileira. O próximo passo será nacionalizar a plataforma global de carros compactos. Apesar de o executivo não confirmar, isso deve acontecer no início de 2014, com a chegada do Up!, novo carro de entrada da companhia no Brasil, que deve ser fabricado em Taubaté (SP).

O novo Golf nacional terá versões com motor 1.4, 1.6 e 2.0, todos flexíveis. Para abrigar a montagem do modelo e continuar produzindo os carros da família Fox, a fábrica de São José dos Pinhais terá a capacidade ampliada em 20%. O potencial da planta vai saltar das atuais 840 unidades por dia para mil veículos/dia.

Fonte: Automotive Business
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.