Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Centrais sindicais fazem passeata na Avenida Paulista por Trabalho Decente

Representantes das centrais sindicais – Força Sindical, CUT e UGT – realizaram na manhã desta segunda-feira (dia 7), uma passeata pela Avenida Paulista. Os manifestantes se concentraram na Praça Oswaldo Cruz, em frente o Shopping Paulista, e seguiram até o prédio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O ato realizado em apoio à Jornada Mundial pelo Trabalho Decente convocada pela CSI/CSA (Confederação Sindical Internacional/Confederação Sindical das Américas), contou com a presença de centenas de trabalhadores das três centrais sindicais. Representando a Força Sindical estavam o secretário geral, João Carlos Gonçalves, Juruna; o secretário de Relações Internacionais, Nilton Souza, Neco, a secretária de Direitos Humanos, Ruth Coelho, entre outros.

“Uma das condições para ter Trabalho Decente é  conquistar um salário justo e condições de trabalho dignas”, afirma Juruna. O sindicalista lembra que diversas categorias participaram do ato, entre as quais, metalúrgicos, químicos, alimentação, têxteis, gráficos e costureiras. A luta se faz nos locais de trabalho e nas ruas. “Queremos chamar a atenção sobre a importância dos sindicatos negociarem diretamente com os patrões a valorização do trabalho decente”.

Neco lembra que essa Jornada Mundial acontece em vários países no mundo e que a Força Sindical desde o início colabora com manifestações visando sensibilizar os patrões em relação as condições precárias dentro do ambiente de trabalho. “Fizemos a nossa parte. Em unidade, os trabalhadores brasileiros mostraram ao mundo sua força na luta pelos direitos da classe trabalhadora, com trabalho digno e salários justos”.

Ruth Coelho enfatiza que o movimento pacífico das centrais sindicais quer fazer valer apenas os direitos dos trabalhadores por trabalho decente dentro das empresas. “Queremos que os patrões respeitem os trabalhadores e seus direitos”.

Os dirigentes sindicais foram recebidos por representantes da Fiesp e entregaram um documento com quatro eixos: Campanha Salarial, Respeito a Organização Sindical, Tripartismo e Dialogo Social. “Os patrões se mostraram receptivos às reivindicações dos trabalhadores e esperamos acordos que visem o trabalho decente”, analisa Juruna.

Fonte: Força Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.