Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Garis mantêm greve e marcam manifestação para amanhã no Rio

Depois de passeata, que saiu da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, onde fica a sede da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e passou pela prefeitura, na Cidade Nova, os garis em greve fizeram assembleia na Cinelândia, no centro do Rio, na tarde de hoje (6). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas se reuniram na Praça Floriano, em frente à Câmara de Vereadores.

O gari Celio Viana é um dos que têm falado com a imprensa, mas deixa claro que a condução do movimento é feita pelo grupo de trabalhadores que não se sente representado pelo Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro, que assinou o acordo coletivo da categoria na segunda-feira (3). De acordo com ele, os garis não foram ouvidos durante a negociação da data-base da categoria.

“Esse movimento não é partidário, é para reivindicação salarial, para melhoria de condições de trabalho. É um movimento legítimo, aonde o gari anseia ser reconhecido pelo prefeito. Ninguém tem nada contra ele, nós queremos só que ele nos veja como ele sempre diz: que nós somos a menina dos olhos dele. Nós queremos que ele abrace a nossa causa, e estamos dispostos a dialogar, não somos marginais, nós somos pessoas trabalhadoras, honestas, a sociedade reconhece isso, nos respeita, a sociedade tem um carinho pelo gari”, diz Viana.

Pela manhã, equipes da Comlurb saíram para as ruas escoltadas. Viana diz não acreditar na acusação de que garis que se apresentaram para o trabalho foram agredidos pelos grevistas. “Eu não acredito que um colega de trabalho iria agredir, até porque a finalidade do nosso movimento não é para agredir um companheiro, mas para reivindicar a questão salarial, é de paz, é democrático. Na verdade, a gente tem que tentar convencer o companheiro a aderir, mas se ele quiser continuar trabalhando, que trabalhe”.

De acordo com os grevistas, mais de metade da cidade estão sem coleta de lixo. Mas a Comlurb informa que a greve está praticamente encerrada, e que o trabalho está praticamente normalizado desde hoje de manhã, nas gerências da zona sul, zona norte e centro.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.