Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Pisos salariais acumulam ganhos reais desde 2009, aponta Dieese

Os Pisos salariais negociados pelos Sindicatos nas datas-bases acumularam ganhos reais, acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), desde 2009 – quando o Dieese começou a analisar a variação desse item nas Convenções Coletivas avaliadas pelo Sistema de Acompanhamento de Salários do órgão.

No primeiro ano da pesquisa, 93% dos Pisos tiveram aumento real; em 2010, 94%; o percentual foi de 92% em 2011; subiu para 98% em 2012; e, em 2013, ficou em 95%.

O Dieese divulgou na semana passada os números relativos ao ano de 2013, quando foram acompanhadas 685 unidades de negociações nos setores da indústria, comércio, serviços e setor rural. No período, o aumento médio dos Pisos foi de 2,8% acima da inflação.

Avanço - Após os reajustes, o valor médio dos Pisos foi de R$ 879,04, aproximadamente 9% maior do que a média nominal de 2012. Segundo o Dieese, os setores com maior incidência de ganhos reais no ano passado foram comércio e indústria – ambos em torno de 97%.

Reajustes abaixo da inflação apareceram no setor rural (com 7% das negociações) e de serviços (5%). Os reajustes abaixo do INPC-IBGE se concentraram na faixa de até 1% abaixo da inflação, sendo poucas as negociações que tiveram perdas reais superiores. Nos serviços, perdas maiores que 1% foram observadas em apenas 2% das negociações do setor.

Ganhos - O economista Luis Augusto Ribeiro, técnico responsável pela pesquisa, ressalta que os resultados de 2013 foram positivos, apesar do percentual de reajuste acima da inflação ter recuado em relação ao ano anterior (5,8%).

“O aumento médio real de 2,8% não representa um retrocesso, pois 2012 foi um ano excepcional pelo aumento do salario mínimo e por outros fatores, que contribuíram para ganhos maiores nos Pisos salariais em todo o País”, disse à Agência Sindical. Ribeiro explica que, quando analisado um período maior, de 2009 para cá, verifica-se estabilidade na média.

Informações - A série completa de pesquisas pode ser consultada no site www.dieese.org.br

Fonte: Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.