Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Getúlio lançou bases do desenvolvimento e proteção ao trabalho, diz filho de Jango

A Agência Sindical publica a terceira matéria da série sobre Getúlio Vargas, ao ensejo dos 60 anos de sua morte, em 24 de agosto de 1954.

Hoje, publicamos depoimento de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente Jango, ministro do Trabalho de Vargas e herdeiro da obra política construída pelo líder da Revolução de 30.

“O grande legado de Getúlio é o desenvolvimento industrial do País e a estrutura de proteção legal na área trabalhista”, afirma Vicente.

João Vicente ressalta que a história do Brasil tem dois grandes momentos no período republicano: “O primeiro, a própria proclamação da República, quando a sociedade brasileira superou a era colonialista; o segundo, com a Era Vargas, quando o Brasil adquiriu o status de Nação”.

“O pensamento nacionalista de Getúlio Vargas é o que nos dá, até os dias de hoje, a identidade de brasileiros, pois foi no governo dele que teve início o desenvolvimentismo, a criação da Justiça do Trabalho, a CLT e o conceito de estrutura do trabalho”, prossegue.

Para João Vicente Goulart, “devemos nos lembrar de Getúlio Vargas como o homem que criou a Petrobras, a Companhia Siderúrgica Nacional e toda a infraestrutura que setores da elite se esforçam para desacreditar”, afirma.

Indústria de base - O filho de Jango, presidente de um instituto de estudos que leva o nome do pai, assinalou que Vargas foi o responsável por lançar a semente do desenvolvimentismo no Brasil. “Os setores que Getúlio mais investiu são tidos como fundamentais, como siderurgia, comunicação, petróleo e energia”, diz.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.