Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Fraga tenta justificar arrocho dos salários e diz que foi 'mal interpretado'

“Eu disse, e fui mal interpretado, que os salários em geral tinham subido muito”, retrucou Fraga que, assim como FHC, gosta de sentar na cadeira antes do resultado das eleições. “O papel de um futuro ministro da Fazenda não é tanto ter uma opinião a respeito disso, mas mostrar qual é o orçamento e qual é a tendência no médio prazo”, declarou.

Fator previdenciário de Fraga

Mas quando questionado por que o programa de governo do PSDB não trata da questão da Previdência, por exemplo, Fraga abre o jogo: “Nossa estratégia já está bem mapeada. Na medida em que as pessoas vivem mais, você tem de pensar na idade de aposentadoria e na viabilidade atual do sistema. Outra coisa estranha são as pensões. E acho que também merece ser discutido”.
Esse discurso é bem conhecido pelos trabalhadores aposentados. Foi no governo FHC que se implantou o fator previdenciário, um redutor do valor da aposentadoria por tempo de contribuição, que leva em conta a idade na data de aquisição da aposentadoria e a expectativa de sobrevida a partir desta idade. A redução, em alguns casos, é de até 40% do valor da aposentadoria.

Sobre a diminuição da oferta de empréstimos do BNDES, Fraga mantém o seu discurso de “ajuste fiscal” com corte de gastos e redução do Estado.

“A sociedade tem que fazer opções. O nosso papel é colocar essa discussão na mesa, de uma maneira que ela possa ser concluída com mais consciência dos custos e benefícios e quais são os efeitos do ponto de vista do crescimento, da distribuição de renda. Há um imenso espaço para fazer políticas que teriam impacto redistributivo relevante. O caminho a seguir foi mapeado pelo FHC. Ele tomou a decisão de delegar áreas que naquele momento faziam parte do governo para o setor privado, sob supervisão, para focar em saúde e educação”.

Fonte: Folha de S.Paulo

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.