Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Trabalhadores de Santa Catarina discutem NR-36 com Ministério Público

No início do mês representantes dos Sindicatos de Capinzal, Videira e Campos Novos viajaram até Curitiba para receber orientações do Ministério Público sobre a Norma Regulamentadora n° 36 que se refere aos frigoríficos.

O evento oportunizou a discussão do gerenciamento e a implementação da norma, que estabelece requisitos mínimos para avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas indústrias de abate e processamento de carnes e derivados, para garantir a segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

De acordo com um dos participantes, representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados da Alimentação de Capinzal, Reni Carlos Thomazoni, as empresas confundem pausa e parada.

"Pausa é feita a cada cinquenta minutos trabalhados e as empresas estão fazendo no início e final da jornada negligenciando a medida da Norma", revelou Thomazoni.

O evento organizado pela comissão tripartite, reuniu sindicalistas, empresário, membros do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, médicos do trabalho e engenheiros ergonômicos.

"O MP apresentou algumas empresas que já foram autuadas por não se enquadrarem no prazo de adaptação e agora devem se adequar o quanto mais rápido a NR para oferecer aos trabalhadores mais qualidade e segurança no ambiente de trabalho".

Fonte: Força Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.