Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Números de trabalho infantil diminuem mas ainda está longe da meta

Auditores fiscais flagraram só nesse ano 3.432 crianças e jovens trabalhando em todo o Brasil. Apesar desse número ser inferior aos 5.382 casos registrados em 2013, a situação ainda é preocupante e demonstra que o Brasil poderá não atingir a meta de erradicar o trabalho infantil até 2020.

Para que essa meta seja cumprida, o Poder Público e a iniciativa privada devem intensificar seus trabalhos contra esse tipo de exploração.

Números

Segundo os dados da Secretaria e Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, a maioria das crianças flagradas tem entre 10 e 15 anos, faixa etária de 1.889 meninos e meninas encontrados exercendo alguma atividade laboral irregular. Dessas, 77 tinham entre 5 e 9 anos e uma delas, menos de 5 anos.

Os setores que foram flagrados com jovens e crianças trabalhando foram o agrícola, o comércio, a indústria - aí incluídas atividades como fabricação de farinha de mandioca e de papel, o abate de aves, a confecção de roupas, a construção, lanchonetes, bares, hotéis, restaurantes, o transporte, educação e saúde.

Os estados com maiores números de casos foram Pernambuco, com 729, Goiás, com 385, e Mato Grosso do Sul, com 319.

Para a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira, há estimativas de que 3,4 milhões de crianças ainda trabalhem em todo o país, o que, para ela, ameaça o cumprimento da meta de erradicação até 2020.

Fonte: Diesat
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.