Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Montante do 13º cresce 10,3% com formalização e aposentados, diz Dieese

Em valores, o crescimento é de 10,3% - passando de R$ 143 bilhões, em 2013, para R$ 158 bilhões este ano. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), divulgados terça-feira (4).

Segundo o estudo, são dois os fatores que explicam o resultado positivo: crescimento do número de pessoas no mercado formal (geração de novos postos de trabalho ou efetivação de funcionários já em atividade) e aumento no número de aposentados e pensionistas.

Em entrevista à Agência Sindical, Silvestre Prado de Oliveira, coordenador de relações sindicais do Dieese, comenta que o valor injetado na economia é maior do que o oficialmente divulgado.

Ele explica: “Esse valor é uma estimativa conservadora, porque tem muita gente que atua em atividades informais, mas recebe o 13º, como assalariados sem registro e autônomos. Não temos como contabilizar esses números porque não existe nenhum tipo de controle oficial”.

Dieese dá discas para gastar bem o abono

Em função das altas taxas de juros no Brasil, o coordenador de relações sindicais do Dieese dá algumas dicas para usar bem o dinheiro do 13º salário.
1 – Pagar tudo a vista.
2 – Quitar dívidas.
3 – Poupar para as contas extras típicas de janeiro, como IPVA, IPTU, matrículas e material escolar.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.