Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Aproximadamente 220 mil trabalhadores e trabalhadoras sofreram transtornos mentais em 2014

Dados preocupantes revelam que o INSS pagou auxílio-doença por causa de transtornos mentais e comportamentais para aproximadamente 220 mil pessoas só em 2014. Desses, 83.237 foram diagnosticados com quadro depressivo. Esses transtornos são a terceira causa de afastamentos do serviço no Brasil, atrás apenas das LER´s e contusões. Em 2014, a Previdência teve que desembolsar 25,6 bilhões de reais aos trabalhadores e trabalhadoras que sofreram diversos problemas de saúde.

A OMS - Organização Mundial da Saúde, estima que os transtornos mentais atingem aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo, o que representa 13% do total de todas as doenças. Para muitos profissionais da área da ST, o principal problema enfrentado hoje é o preconceito com relação à saúde mental, ou seja, o trabalhadores e trabalhadoras têm medo de serem diagnosticados e quase nunca reconhecem que necessitam rapidamente de um tratamento.
Um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo concluiu que algumas situações de violência, como humilhação, perseguição, além de agressões físicas e verbais prejudicam a saúde mental desses profissionais.

Preocupada com o número dos transtornos mentais no ambiente de trabalho, entidades internacionais como a OCDE e a Organização Internacional do Trabalho defendem a realização de uma política coordenada nas áreas do emprego, saúde e educação.

Fonte: Revista Proteção

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.