Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Participação da remuneração das famílias no PIB cresceu de 2010 a 2011

A participação da remuneração das famílias na composição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu de 41,6% em 2010 para 42,2% em 2011. Em 2005, essa proporção era 38,9%. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, houve também (no mesmo período) uma queda no rendimento misto bruto, isto é, a renda obtida por autônomos e empregadores. Se, em 2010, esses rendimentos respondiam por 8,5%, em 2011 eles passaram a representar 8,3%.

Segundo o pesquisador do IBGE, Cristiano Martins, esses dados mostram um aumento da oferta de trabalhos formais naquele período no país.

“Ainda se observa a tendência em que formalização aumenta. As pessoas saem de empregos sem carteira assinada — ou da condição de autônomos — e passam para empregos com carteira”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.