Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ford garante estabilidade até abril de 2017

Os trabalhadores da Ford aprovaram em assembleia na quinta-feira, 26, a proposta de acordo coletivo negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa. Os principais pontos são a garantia de estabilidade no emprego até abril de 2017, índices de reajuste salarial negociados até 2016 e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) até 2017.
 
Segundo o presidente do sindicato, Rafael Marques, a proposta ajuda os trabalhadores a atravessar este ano e o próximo com garantias. “A aprovação tira de cena qualquer ameaça de insegurança em relação ao emprego”, diz Marques. O acordo prevê reposição integral da inflação em 2016, incorporada ao salário, mais abono de R$ 1,7 mil.

O valor foi calculado tendo como parâmetro um aumento real de 2%. Para este ano o reajuste será convertido em abono, no valor de R$ 8.018. Para o cálculo da PLR, o acordo prevê em 2016 o mesmo valor pago em 2015 e para 2017, a mesma quantia corrigida pelo INPC.

A negociação, contudo, prevê também o estabelecimento de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), aberto a trabalhadores horistas de toda a fábrica no valor de 83% do salário por ano trabalhado. Para aqueles com restrição médica, o valor pago será de 140% do salário por ano trabalhado. Os trabalhadores aposentados (cerca de 80) serão desligados e receberão o mesmo valor oferecido no PDV.

O acordo ainda prevê a constituição de mesa permanente de negociação para produção de outros veículos na Ford de São Bernardo do Campo e a desterceirização de algumas áreas ao longo deste ano. “Nestes próximos dois anos vamos debater com a fábrica a vinda de novos investimentos e produtos. Queremos trazer de volta a produção de picapes e novas versões do New Fiesta”, reforçou Marques.

Fonte: Automotive Business
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.