Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Empresas já negociam atraso no pagamento de 13º com sindicatos

Na construção civil, ao menos 11 construtoras e empreiteiras já procuraram nas últimas semanas o sindicato dos trabalhadores para negociar o pagamento de 13º.

"Mesmo sabendo que podem ser multados, os patrões já estão dizendo que terão dificuldade para pagar no prazo", diz Antonio de Sousa Ramalho, do sindicato dos trabalhadores da construção.

"As empreiteiras estão demitindo e pagando até a rescisão dos operários de forma parcelada."
A Sivat, indústria de abrasivos do interior paulista, fez acordo com o sindicato dos químicos da região de Salto para parcelar o 13º salário em quatro vezes. "Como nossos negócios caíram cerca de 20%, foi a forma encontrada para cumprir o pagamento", diz Leandro Tadeu Melnik, engenheiro e diretor comercial. A empresa já cortou 20 empregados neste ano, além de reduzir salários e jornada.

Williane Ibiapina, do Siqueira Castro Advogados em Fortaleza, diz que, ao não pagar o 13º, a empresa pode sofrer reclamação na Justiça, ser alvo de multa da fiscalização do trabalho e correr risco de ser denunciada ao Ministério Público do Trabalho.

Fonte: Força Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.