Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Justiça manda indústria readmitir metalúrgicos demitidos ilegalmente em Jacobina

A Justiça do Trabalho em Jacobina, Bahia, obrigou a fábrica Torres Eólicas do Nordeste (TEN) a reintegrar os trabalhadores demitidos, sem justa causa, esta semana no município. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (4), por meio de uma liminar concedida pelo juiz Geovane de Assis Batista. A companhia tem cinco dias, contando a partir da publicação da sentença, para readmitir os funcionários, sob pena de multa diária de 10 mil, caso descumpra a determinação.

Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos (STIM-Dias D´Ávila e Região), Matias Batista de Souza, parte das demissões foram causadas por motivação política. Matias afirma que ontem a TEN demitiu 93 trabalhadores, 11 deles, dirigentes do recém-criado STIM em Jacobina. Os diretores do sindicato sofriam perseguição dentro da empresa por reivindicarem melhores condições de trabalho. Até o momento, mais de 200 funcionários foram afastados.

Desde que foi instalada na região, a TEN tem registrado um alto índice de acidentes de trabalho entre os empregados. Segundo os sindicalistas, os operários trabalham em condições inadequadas, com jornada de trabalho excessiva.

Neste sábado (5) os trabalhadores paralisaram as atividades e se juntaram aos sindicalistas numa manifestação em frente à indústria.

Fonte: CTB

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.