Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Trabalhadores na Karmann-Guia recebem solidariedade na luta

A ocupação dos traba­lhadores na Karmann-Ghia, em São Bernar­do, completa hoje 13 dias de luta para garantir os direitos e o pagamento de salários e be­nefícios atrasados. Ontem eles receberam a solidariedade dos companheiros na Ford, que doaram alimentos para cerca de 200 trabalhadores que se revezam na fábrica.

“Nas horas de dificuldades, os metalúrgicos do ABC são solidários com as boas causas. A persistência para continuar firme na luta é o caminho na defesa por empregos e direitos”, afirmou o coordenador geral da representação na Ford, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba.
“É importante que os traba­lhadores se envolvam e sejam solidários para fortalecer a luta. Ninguém sabe o dia de amanhã”, prosseguiu.

As doações foram cerca de 2 toneladas, sendo 510 kg de arroz, 200 kg de feijão, 200 kg de açúcar, 200 latas de óleo, 100 kg de café, 200 pacotes de macarrão, 204 litros de leite e 100 kg de sal. “Os trabalhado­res na fábrica vão continuar arrecadando mais alimentos pela causa. A solidariedade e o companheirismo sempre foram um marco da noss categoria”, ressaltou Francis­co Ademar de Macedo, da coordenação do Comitê de Cidadania dos Trabalhadores na Ford.

De acordo com o coorde­nador do CSE na Karmann-Ghia, Valter Saturnino Pereira, o Valtinho, desde dezembro do ano passado, o único valor que entrou na conta dos tra­balhadores foi 25% do salário de apenas um mês. “Receber apoio em uma situação crítica e de apreensão como essa é essencial para cada pai e mãe de família que trabalha aqui. Isso fortalece a nossa luta e dá mais coragem para enfrentar os desafios e o desrespeito dos patrões”, disse.

Os trabalhadores na ocupa­ção se revezam em três turnos por dia. Fazem café, almoçam, jantam e se organizam para cuidar do local.

“Recebemos visitas e doa­ções de diversos CSEs na base e isso mostra que não estamos sozinhos. A mobilização con­tinua por tempo indetermina­do”, explicou.

Valtinho contou que, além da solidariedade dos companhei­ros nas fábricas, também rece­beram o apoio de comerciantes da região. “O mercado Jardim do Lago e farmácia Droga Show doaram fraldas e manti­mentos. O Bar do Robson e o Rei do Jabá contribuíram com refeições”, disse.

Em visita à fábrica ontem, a diretora executiva do Sindica­to, Ana Nice Martins de Car­valho, conversou com os traba­lhadores sobre a importância da união e da persistência. “Os metalúrgicos do ABC tem histórico de combatividade e solidariedade. Vamos juntos na luta”, concluiu.

Campanha

Os companheiros da Co­missão de Fábrica e CSE na Volks iniciam hoje a campanha solidária de arrecadação de alimentos aos trabalhadores na Karmann-Ghia.

As doações poderão ser entregues até o dia 11 de ju­nho nas salas das comissões. Os companheiros em layoff podem entregar as doações na portaria Anchieta.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 30/05/2016
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.