SMC
Estrutura
Conteúdo
BOLETIM ELETRÔNICO


Imprensa
Serviços
Revistas
Metal Revista
Metal Revista
Ano 2 - Edição 5
Julho / Agosto de 2014

Periculosidade tem preço! Ação coletiva do SMC!

Blog - Eu quero 40 horas semanais já! Sem redução salarial

Campeonato Metalúrgico de Futebol 2014

Imposto de Renda

Cartão SMC


Memorial Theodoro Cassins

Fique Ligado

20/05/2008 - 10:39:43

Parlamentares e entidades lançam frente em defesa dos aposentados


Deputados, senadores e várias entidades lançaram hoje (19), no auditório Nereu Ramos, na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas. No evento, o senador Paulo Paim (PT/RS) defendeu a extinção do fator previdenciário na concessão de aposentadorias (PL 3.299/08).

A reivindicação foi feita durante lançamento da frente, na presença de representantes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e das federações de aposentados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte. A proposta já foi aprovada no Senado e encontra-se em tramitação na Câmara.

“É preciso o mínimo de seriedade e responsabilidade. O Governo Lula avançou muito, mas ele tem uma dívida com os idosos. E o presidente sabe da minha posição”, argumentou.

O PL 3.299/08 extingue o fator previdenciário para que o valor do benefício da aposentadoria volte a ser calculado por média aritmética simples, levando em conta os últimos 36 salários de contribuição, apurados em período não superior a 48 meses.

O fator foi implantado em 1999, o fator previdenciário mudou a fórmula de cálculo da aposentadoria, que passou a ser definida a partir da combinação da idade do segurado; do tempo de contribuição para a Previdência Social e da expectativa de vida do segurado no momento em que se aposenta, definida a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o presidente da frente, deputado Cléber Verde (PRB/MA), o fim do fator previdenciário vai proporcionar um aumento de 30% nas aposentadorias.

Durante o encontro, Paim também defendeu a correção das aposentadorias pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo. Proposta nesse sentido foi apresentada pelo senador e aprovada como emenda ao projeto de lei da Câmara que fixa uma política de reajuste do salário mínimo (PL 1/07), do Poder Executivo. A proposta já foi aprovada pelo Senado e também se encontra na Câmara,em segunda fase de discussão.

Os aposentados reivindicaram ainda a aprovação do PLS 58/03, também de autoria de Paim, que garante a atualização das aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social e pela União. A proposta aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Pouco antes do encerramento do evento, Paim recebeu uma placa em reconhecimento a sua luta em defesa dos aposentados. O material foi entregue ao senador pelo representante da Associação dos Bancários Aposentados de São Paulo, Arnaldo Muchon.
Fonte: Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar / Agência Senado

[+] MATÉRIAS FIQUE LIGADO


AGENDA

Inglês : Inscrições para turmas de 2014 já estão abertas

Atenção metalúrgico (a) associado (a) e...

18/11/2013

LEIA MAIS [+]

Metal Clube: Observação importante para o sorteio da alta temporada

Todos os associados que confirmarem ...

11/12/2012

LEIA MAIS [+]


SMC – Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba | Rua Lamenha Lins, 981 - Rebouças | Curitiba-PR | 41 3219-6400 | imprensa@simec.com.br
Layout e sistemas: IdealCase | Gestão de conteúdo: Confraria da Notícia