Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Logística leva fábrica da Toyota para São Paulo

Uma semana após executivos da Toyota visitarem o estado, uma nova informação que circulou no mercado ontem jogou um balde de água fria na pretensão do Paraná de servir de sede para a nova fábrica da montadora japonesa no Brasil. Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, a Toyota escolheu São Paulo para instalar sua nova unidade, que deverá absorver até US$ 1 bilhão em investimentos, que incluirá uma linha de automóveis pequenos, com potencial para 200 mil veículos por ano, e outra de motores. De acordo com a publicação, a facilidade de acesso ao parque de fornecedores de autopeças em São Paulo, onde a montadora já possui uma fábrica – localizada em Indaiatuba – teria pesado na decisão.

Procurada, a Toyota afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não escolheu o local para a nova fábrica, mas confirma que a logística, a proximidade dos fornecedores de componentes e a economia regional serão prioridades na definição.

A empresa também nega que os representantes que vieram ao Paraná na semana passada – incluindo o executivo técnico sênior, Hiroyuki Watanabe – teriam intenção de avaliar áreas para a instalação da nova fábrica. O objetivo da visita seria o de “conhecer a infra-estrutura de transporte urbano” de Curitiba. O secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Virgílio Moreira Filho, que estava na Argentina, disse ontem que desconhece a decisão da montadora.

Cotado para receber o projeto, o município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, teria tropeçado também no fato de que a área cobiçada pela Toyota tinha limitações ambientais. O terreno estava enquadrado como área para futura captação de água pela Sanepar. Para atrair o projeto, no entanto, o governo optou por descaracterizar aquela área como manancial.“Fizemos tudo que podíamos”, disse Moreira Filho.

Fonte: Gazeta do Povo

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.