Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Preço de alimentos eleva o IPC-S ao maior nível em 5 anos

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acumulou alta de 3,84% no primeiro semestre de 2008. Segundo o coordenador nacional do indicador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Picchetti, o resultado foi o mais expressivo para o período de janeiro a junho desde 2003, quando a taxa alcançou 6,55%. Apesar de mostrar o início de um processo de arrefecimento da alta em junho ante maio, quando variou 1,85% ante 2,33%, o grupo de produtos ligados à alimentação foi o principal responsável pela alta da inflação no semestre.

De acordo com Picchetti, a elevação média dos alimentos foi de 8,48% nos primeiros seis meses de 2008 e superou a taxa acumulada no mesmo período de 2007, de 5,29%. Entre os itens e segmentos que compõem o grupo, mereceram destaque no semestre as altas significativas do arroz (37,15%) e de Hortaliças e Legumes (22,22%).

No mesmo período, também apresentaram elevação os segmentos de Panificados (16,68%); Óleos e Gorduras (15,42%); Carne Bovina (10,23%); Laticínios (5,35%); e Aves e Ovos (2,88%). O feijão, outro item bastante importante na mesa do consumidor, acumulou variação positiva de 5,04%. Em contrapartida, o preço médio das frutas recuou 2,00% no período.

Para o coordenador do IPC-S, entre todos estes itens e segmentos que subiram, a maior preocupação para o segundo semestre é o comportamento da carne bovina, cujo preço continua em alta no atacado e pode ser repassado ao varejo. "Pelo menos por enquanto, não há qualquer sinal de que haverá um arrefecimento nos preços da carne. Ela continua subindo e vai continuar pressionando a inflação", disse.

Entre os fatores que amenizaram um pouco a inflação do semestre, Picchetti destacou os preços dos eletrodomésticos, que apresentaram um recuo médio acumulado de 3,50% nos primeiros seis meses de 2008. "Esses itens foram favorecidos pela queda do câmbio", explicou. "Outros que tiveram influência do dólar mais baixo foram os preços dos automóveis novos, que, no período, acumularam uma alta de 3,44%, menor que a taxa média de inflação apurada pelo IPC-S", acrescentou.

Fonte: Agência estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.