Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Indústria paranaense vendeu 14,29% mais até maio

A indústria paranaense manteve em maio o ritmo de expansão em vendas industriais registrado desde o início do ano, informou ontem o Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

De janeiro a maio de 2008, os resultados acumulados atingiram um índice 14,29% maior do que o mesmo período do ano passado.

O gênero que apresentou o maior aumento no acumulado dos cinco primeiros meses do ano foi “Máquinas e Equipamentos”, com um crescimento de 41,12% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em seguida, aparecem os gêneros “Borracha e Plástico” (34,44%) e “Couros e Calçados” (31,9%).

“A elevação nas vendas de máquinas e equipamentos demonstra que as empresas estão aumentando sua capacidade instalada e investindo em novas tecnologias”, diz Maurílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da Fiep.

De acordo com o economista, essa tendência pode ser comprovada também pela alta nas importações de bens de capital, comprovada segundo a última análise da balança comercial paranaense, realizada também pela Federação.

Segundo Schmitt, a manutenção da trajetória de expansão já era esperada: “Abril e maio são historicamente meses de elevada atividade industrial no Brasil”. Somente em maio, em comparação com abril, o crescimento médio dos 18 gêneros pesquisados foi de 1,77%. O gênero que mais cresceu em maio foi “Edição e Impressão”, apresentando um aumento de 18,84% em relação a abril.

Ritmo deve diminuir

A tendência, agora, é que o ritmo de expansão caia ao longo dos próximos meses. “Os três primeiros meses do ano tiveram um desempenho fora do normal. Agora o crescimento deve diminuir”, afirma o economista.

Segundo os dados da Fiep, o Paraná tem vendido em primeiro lugar para outros estados do país, aumentando em 16,17% o volume negociado na comparação entre os cinco primeiros meses de 2008 e 2007. As vendas para dentro do estado tiveram um aumento de 13,07% e para o exterior, o crescimento foi de 12,57% no período analisado.

O aquecimento da atividade industrial tem reflexos também no nível de emprego da indústria, que registrou crescimento em 11 dos 18 gêneros pesquisados, tendo aumentado em 6,83% na comparação entre janeiro e maio de 2007 e 2008. Em 2007, a base de empregos industriais já havia se expandido 1,82%.

“A continuidade deste desempenho confirma, mês a mês, a perspectiva de 2008 poder superar 2007, que já foi o melhor ano de toda a série histórica desde 1986 em vendas, compras, nível de emprego, horas trabalhadas na produção e massa de salários”, conclui Schmitt.

Fonte: O Estado do Paraná

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.