Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Lutar para aumentar as conquistas sociais

Sérgio Butka - Presidente
Todo mundo que gosta de futebol conhece o ditado “em time que está ganhando não se mexe”. Pois bem, essa frase resume a linha do Sindicato na campanha salarial deste ano: lutar para fechar o maior número de acordos individuais por empresa. É essa estratégia, implantada pelo SMC a alguns anos,  que tem feito com que os metalúrgicos da Grande Curitiba alcancem reajustes salariais acima da inflação em todas as negociações, além de inúmeros outros benefícios como PLR, vale mercado, plano de cargos e salários, abonos salarial.

Porém, além dos aspectos financeiros, devemos concentrar os nossos esforços esse ano para garantir mais conquistas sociais. Ainda há muitas empresas com jornada de trabalho acima das 40 horas, sem licença maternidade de 180 dias, com grande números de terceirizados e práticas anti-sindicais para coibir o trabalho do representante dos trabalhadores dentro da fábrica. Reivindicações que não podem ficar de lado nas negociações.

Além disso, vamos lutar para combater a rotatividade e o desemprego, pressionando não só as empresas, mas também o governo, que concede milhões de reais em isenções e benefícios fiscais ao patronato, mas não cobra nenhum compromisso sério dessas empresas com a criação e manutenção de empregos. Se for preciso, vamos ter que ir pra rua, fazer protestos e expor para a sociedade essa farra que mistura o dinheiro público com o privado sem benefício nenhum para os trabalhadores brasileiros.

Porém, é importante saber que só conseguiremos mudar toda essa estrutura se mantivermos a união e a mobilização. São esses fatores que vão fazer com que garantamos mais salários, benefícios e direitos!  Então, vamos manter a mesma pegada, sem tirar o pé do acelerador, pois a luta já começou, , companheirada.


 
Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.