Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

PL 4330: Oportunismo patronal não!

Sérgio Butka - Presidente
Mesmo com o PL 4330 ainda não se tornando lei definitiva, pois precisa passar pelo Senado e pelo crivo da presidente Dilma Rousseff, a aprovação do projeto patronal na Câmara Federal deixou bem claro de que lado a maioria dos deputados está.  Isso mostra que, se os trabalhadores quiserem manter seus direitos, vão ter que lutar muito pelos próximos quatro anos.  Afirmo isso, não é a toa. 

Hoje, o patronal está com  a faca e o queijo na mão para intensificar seus ataques contra os trabalhadores.  Segundo o Diap, esse é o Congresso mais conservador desde que a redemocratização voltou ao Brasil, em 1985. Além disso,   a direitona  tem ganhando força no país, tanto no governo, como através da mídia, e, pasmem, até junto à algumas parcelas da classe trabalhadora e da sociedade,  criando um clima favorável para que o patronal consiga emplacar sua pauta junto ao Congresso e ao governo: flexibilização de direitos, redução de salários, fim dos Sindicatos , entre outros absurdos. Tudo para aumentar cada vez mais seus lucros em detrimento dos trabalhadores.

De forma oportunista o capital tem se aproveitado da retração da economia para fomentar uma supervalorização da crise e, com o apoio da grande mídia,  criar instabilidade política, tendo assim o caminho aberto para aprovar suas pautas e aumentar suas benesses.  Foi assim com as MPs 664 e 665, onde o governo, pressionado, preferiu cortar direitos trabalhistas, ao invés dos bilhões em isenção e outras regalias fiscais que dá para multinacionais e bancos. Está sendo assim,  com o PL 4330, que sob a desculpa de regulamentar, quer na verdade ampliar a terceirização, para gozo do capital.

Os fatos estão aí e não mentem: o patronal esta assanhado e ataca com unhas e dentes. Não resta dúvida de que se os trabalhadores não estiverem unidos  e mobilizados de forma consistente, correm o risco de pagar um preço alto e perder tudo aquilo que levou anos para conquistar: direitos, melhores salários e condições de trabalho, e até mesmo, o próprio respeito. 

No último dia 15 de abril, fomos para a rua deixando claro que não vamos aceitar oportunismos. Mais uma vez os metalúrgicos da Grande Curitiba deram exemplo e deram o recado que não vão aceitar nenhum tipo de flexibilização.  Os deputados parecem ter entendido e recuaram. Porém, a luta e a mobilização tem continuam para enterrar de vez o famigerado PL 4330. Estamos alerta. Precarização não! Oportunismo não! Estamos na luta!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.