Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Devemos estar unidos para manter nossos direitos

Sérgio Butka - Presidente
Estamos chegando à metade de um ano conturbado pela intensificação dos ataques do capital contra os trabalhadores. De forma oportunista, o patronal tem utilizado a instabilidade politica e econômica do país para  tentar cortar direitos e rebaixar salários. Nessa ânsia tem apelado para todo tipo de recurso: ameaças, assédio, cortes de pagamentos,  utilização dos trabalhadores do administrativo, da polícia e da justiça para tentar intimidar os trabalhadores e esfriar a luta,  entre outras práticas condenáveis contra a liberdade de organização e manifestação dos trabalhadores. 

Aqui mesmo em Curitiba temos dois casos que ilustram bem essa situação: Ameaçando demitir, de forma imediata, 600 trabalhadores, a Volvo disse que   transferiria as demissões para dezembro, caso os metalúrgicos aceitassem reduzir a PLR pela metade do valor  pago no ano anterior. Uma proposta indecente. Lobos em pele  de cordeiro que tentam se aproveitar da fragilidade do trabalhador ameaçado para interesses indignos. Aceitar a redução de direitos que levaram anos para serem conquistados, seria um retrocesso enorme na luta pelo desenvolvimento que queremos para o país. Como os trabalhadores do chão de fábrica resistiram a essa tentativa, foram punidos com o corte do vale do meio do mês.

A outra situação é a lamentável repressão do governo estadual contra os professores que estão na luta para proteger suas aposentadorias. Primeiro usaram a justiça para impedir que acompanhassem a sessão onde seria votado o pacote que tascou a mão na previdência dos servidores. Depois usaram a polícia para reprimir os protestos deixando mais de 200 feridos. Agora ameaçam cortar os pagamentos.

    Apesar disso, metalúrgicos, professores e demais categorias permanecem na luta e resistem bravamente  à essas arbitrariedades. Mais do que nunca, agora é hora da classe trabalhadora estar unida para barrar a ofensiva do capital tanto na porta de fábrica, como nos gabinetes.  Ou é isso, ou corremos o risco de andar para trás ter de amargar salários e aposentadorias de fome, más condições de trabalho e outros retrocessos enquanto o capital engorda as nossas custas. Estamos na luta!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.