Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Chega de intrigas! É hora de buscar consenso para fazer o país avançar!

Sérgio Butka - Presidente
Nos jogos Panamericanos,  que estão acontecendo este mês no Canadá, ganhou polêmica o fato de alguns atletas brasileiros que subiram ao pódio estarem saudando com continência a bandeira do Brasil durante a execução do Hino Nacional.  Explica-se essa saudação pelo fato desses atletas terem patente militar. Um deles justificou o ato dizendo que é uma forma de demonstrar respeito e orgulho aos símbolos máximos do país. Polêmicas à parte, não deixa de ser um gesto bonito e significativo de amor à pátria a atitude desses jovens. Infelizmente, coisa rara hoje em dia, quando o desânimo parece tomar conta da nação devido à crise política e econômica que está instalada no país.

A atitude desses jovens deveria ser um tapa na cara da classe política e de alguns setores da elite nacional que vêem o país cada vez mais afundado na crise e, em vez de procurar solução, preferem ficar de politicagens  e revanchismos partidários  visando somente interesses próprios e esquecendo o restante do país. O imobilismo do governo e o oportunismo da oposição em agir na base do “quanto pior, melhor”, tem prejudicado cada vez mais o Brasil e alongado a agonia  da população, que é quem mais sofre com os efeitos devastadores da crise que atinge principalmente a economia.

São essas intrigas, simplesmente ligadas a disputas de poder, que tem impossibilitado a busca por um projeto verdadeiro para o desenvolvimento do país. É a briga estúpida entre governo e oposição que tem feito com que o trabalhador tenha que ficar entre a cruz e a espada e se sujeitar a ter que escolher entre ser demitido ou ter o salário reduzido como prevê o tal do programa de proteção ao emprego, para delírio do grande capital.

É preciso que a população e o trabalhador tome cuidado para não se deixar contaminar por ranços  ideológicos, revanchismos com soluções superficiais e pelo radicalismo que tem tomado conta do debate político nacional e que, como se vê, não estão contribuindo em nada para a construção da democracia e do Brasil que queremos.

 O momento delicado pelo qual passa o país exige que tanto o governo, como a oposição,  tomem vergonha na cara e tenham pelo menos um pouco do civismo e patriotismo demonstrado pelos nossos atletas no Canadá.  A hora é de buscar um consenso para fazer com que o país comece a andar novamente para frente. Ou é isso, ou nação vai continuar agonizando frente a um futuro incerto e tenebroso devido a essa disputa que não tem nada a ver com o país e só está comprometido com um único objetivo: o poder.

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.