Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Dia do Metalúrgico

Imagem

21 de abril: Dia do Metalúrgico!

Neste 21 de abril, celebramos uma data especial: o Dia do Trabalhador Metalúrgico, uma das profissões mais importantes do mundo. É fato que a evolução da humanidade só foi possível graças à metalurgia. Os metalúrgicos são um dos pilares da humanidade. Desde a antiguidade, a extração e manipulação dos metais tem transformado o mundo de forma vertiginosa há séculos influenciando tanto na socialmente, como economicamente, politicamente e culturalmente a sociedade. 

Há partir do momento em que os trabalhadores começaram a se organizar em Sindicatos e movimentos trabalhistas, a categoria metalúrgica sempre se destacou na luta por mais direitos, contra as injustiças sociais, democracia e igualdade.

  Em se tratando de Brasil, são históricas as lutas empreendidas pelos   metalúrgicos ao longo dos últimos 150 anos. Estiveram na luta por mais   direitos nos anos das décadas de 1920 e 1930, na luta pela criação da   carteira de trabalho e todos os direitos que ela trouxe na década de   1940,   apoiando a política desenvolvimentista do governo JK nos anos   1950, resistindo à ditadura e lutando por democracia nos anos das   décadas de 1960 e 1970, lutando contra as hiperinflações e arrochos   salariais da década de 1980, resistindo à política neoliberal dos anos   1990. Em se tratando dos metalúrgicos da Grande Curitiba,   conquistando  os maiores acordos salariais e puxando para cima as   negociações salariais das demais categorias de trabalhadores do Brasil   na década de 2000 e metade de 2010.  Enfim, falar de metalúrgicos no   Brasil é falar da história do país. Uma categoria que nunca baixou a   cabeça, mesmo nos momentos mais difíceis e complicados. 

 E agora, num dos momentos mais complicados do Brasil, enfrentamos a   pandemia, a crise econômica e uma política de ameaça aos direitos, é a   vez de fazermos valer essa história e com a mesma garra que é marca   registrada da categoria, continuar com a cabeça erguida, unidos, em   favor do Brasil e da construção de um país que defenda a vida e a   democracia, olhe para os mais vulneráveis, preserve os direitos e   os  empregos e valorize a mão de obra.

 É com essa fórmula, apresentada pelos metalúrgicos, que iremos   construir um país mais justo e fraterno para nossos filhos e netos. 

                                                                                                                                                                                                                                           

União, força e coragem -  A diretoria do SMC parabeniza a todos os  trabalhadores metalúrgicos pelo seu dia. Orgulho de ser metalúrgico! 

 


Veja o vídeo:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.