Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Renault: Metalúrgicos iniciam greve por avanços na Participação nos Lucros e Resultados(PLR)

Paralisação deve-se também ao não cumprimento da manutenção dos empregos firmada em acordo de flexibilidade e competitividade
 
Os metalúrgicos da Renault(São José dos Pinhais) decidiram em assembleia liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba(SMC) na manhã desta sexta(6) iniciar uma greve por tempo indeterminado. Hoje venceu o prazo de 72h dado na terça(3).    
 
A paralisação na linha de produção é uma resposta principalmente à Participação nos Lucros e Resultados(PLR-2022/23), afetada pelos ajustes da montadora nas bases do acordo de flexibilidade e competitividade firmado em 2020.

Além do número de trabalhadores que reduziu de cerca de 7 mil(2020) para cerca de 5 mil atualmente a velocidade da linha de produção baixou de 60 p/hora (2020-2 turnos) para 52 p/hora – 27p/hora (2022-1 turno e meio).

Esses ajustes influenciam no atingimento das metas da PLR.

Mesmo atingindo a difícil meta estipulada em 198 mil automóveis neste ano, o valor total projetado da PLR (R$ 15.400,00) está fora da realidade de negócio da empresa que aumentou o preço do carro em mais de 30% em 2 anos.

Manutenção dos empregos
A greve também é motivada pelos cerca de 2 mil trabalhadores que se desligaram pelo Plano de Demissão Voluntária(PDV) após o acordo fechado em 2020. 

O objetivo do acordo era de manter os empregos e aumentar a competitividade da montadora de origem francesa. 

“A empresa atingiu os seus objetivos, mas por outro lado não manteve emprego, reduziu direitos, salários e Participação nos Lucros e Resultados(PLR)”, frisou o presidente do SMC, Sérgio Butka.   

O Sindicato continua aberto ao diálogo para debater na mesa de negociação com o objetivo de equilibrar os valores e garantir um acordo justo aos trabalhadores do chão de fábrica.   

Uma nova assembleia está prevista para segunda-feira(9).

A Renault emprega cerca de 5 mil trabalhadores que produzem os modelos Duster, Captour, Kwid, Sandero, Logan, Oroch e Master. A unidade brasileira ainda conta com uma fábrica de motores.

 

 

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.