Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

No balanço da semana, inflação explode, renda despenca e TSE peita militares.

São Paulo – O programa Revista Brasil TVT deste fim de semana traz um balanço certeiro de mais uma semana triste para o Brasil. Como era de se esperar, dado o desgoverno na economia, por mais uma mês o custo de vida saiu galope. A inflação registrada em abril, e anunciada pelo IBGE na última quarta (11) foi a mais alta em 26 anos. O economista Antonio Corrêa de Lacerda, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), explica o que acontece e por que não há expectativa de que esse problema se resolva tão cedo.

Como consequência da escalada de preços, o poder de compra dos brasileiros despenca e, portanto, a economia não cresce. O professor André Roncaglia de Carvalho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz como se poderia sair desse enrosco. Mas dificilmente antes das eleições…

A propósito, com medo danado de uma resposta contundente das urnas ao descalabro que é este governo, uma parte dos militares que transformou o Brasil numa grande boquinha (se é que isso é possível) anda tentando botar medo nas instituições. Do tipo “se eu não ganhar, não vale”. Uma das formas de ameaçar é atacar o sistema eleitoral brasileiro. Depois de um tempo meio caladinho, deixando os fardados tocarem o terror (afinal, quantos são? Estariam com cartas na manga ou apostando sem cartas?), o Judiciário brasileiro resolveu pagar para ver.

Urna é o problema?

Esta semana, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), resolveu subir o tom. Disse que eleição é assunto para “forças desarmadas” e que os guardiães da Constituição, escrita com muito sangue, suor e lágrimas, não vão se curvar para ameaças. A jurista Gabriela Araújo, professora de Direito Constitucional na PUC-SP e coordenadora do grupo Prerrogativas, analisa quem é quem nesse jogo.,

Também no balanço da semana da Revista Brasil TVT, os encontros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Minas Gerais é explicado pelo ex-ministro Luiz Dulci. Discreto porém ativo, como bom mineiro, Dulci, analisa o que o favorito na eleição presidencial foi fazer no segundo maior colégio eleitoral do país.

Para completar, o presidente da Unisol Brasil, Leo Pinho, traz ao debate econômico a importância da economia solidária. A jornalista do Brasil de Fato Michelle de Mello relata como a Venezuela, contra tudo e contra todos, vai saindo da crise. E a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha fala sobre a emergência de o Brasil ficar atento e vigilante contra os ataques aos Ianomâmi. A violência dos garimpeiros corre solta, sem reação de autoridades, e só a reação da sociedade pode ajudar essa comunidade a resistir.

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.