Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > PCDs, Saúde

Imagem

Trabalhador com deficiência agora pode usar FGTS para comprar próteses e órteses

As regras para o uso do fundo por pessoas com deficiência serão publicadas no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (15)


A partir de hoje (15/08), os trabalhadores com deficiência poderão usar seus saldos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar órteses e próteses. 


As próteses são aparelhos destinados a substituir um órgão ou membro, como uma prótese de perna. Já as órteses são aparelhos destinados a corrigir uma alteração, como por exemplo, óculos.


A possibilidade de uso de recursos do FGTS para comprar próteses e órteses estava prevista em uma lei de 2015, mas que só foi regulamentada em abril de 2018. Com a regulamentação, a Caixa Econômica Federal publicará as regras e o uso de recursos do fundo será liberado. As regras para o uso do fundo por pessoas com deficiência serão publicadas no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (15).


O recurso só poderá ser usado para comprar próteses e órteses para o próprio trabalhador, que deve comprovar que a deficiência é de longo prazo, ou seja, que exista há pelo menos dois anos ou seja definitiva.


Como fazer para sacar 


O trabalhador deve sacar os recursos com um laudo médico que ateste a deficiência, a espécie e o nível da deficiência. O laudo também deve ter a prescrição da órtese e da prótese que será comprada com o saldo do FGTS. O modelo do laudo deve ser emitido na página da Caixa.


Com o laudo, o trabalhador deve ir a uma agencia da Caixa, com documento de identificação e comprovante de vínculo empregatício.


O saldo para compra de próteses e órteses só poderá ser usado a cada dois anos, com isso, caso o trabalhador compre uma prótese com o dinheiro do fundo ele terá que esperar dois anos para comprar uma nova prótese com recursos do FGTS.


Valores


A Caixa usará como padrão de valores a serem liberados a tabela usada pelo SUS. O vice-presidente de Fundos de Governo da Caixa. Valter Gonçalves Nunes, afirma que “Não existe limite de valor para o saque. O limite é o limite da conta (do FGTS) e limitado ao valor da prótese ou órtese, de acordo com a tabela do SUS”.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.