Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > #mexeucomummexeucomtodos

Imagem

Greve dos metalúrgicos da Renault ganha apoio nacional e internacional

A greve dos metalúrgicos da Renault, em São José dos Pinhais, em repudio a demissão em massa de mais de 700 trabalhadores está ganhando apoio de lideranças nacionais e até de entidades internacionais.

Desde que a mobilização começou na terça-feira (22), Sindicatos, parlamentares e organizações de trabalhadores de outros países (Inglaterra e Coréia do Sul) começaram a transmitir mensagens de apoio através das redes sociais.

Os gestos de solidariedade que chegam ao Sindicato todo momento refletem a preocupação com o impacto social causado pela montadora em plena pandemia já que os mais de 700 trabalhadores correspondem a mais de 700 famílias. “O capital é isso aí, é agressivo é predador, que manda as pessoas embora e não quer nem saber de negociar”, lamentou o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

“Não é possível que num momento tão dramático da vida nacional. Um momento que nós temos mais de 85 mil pessoas mortas pelo coronavírus, onde o desemprego ronda todas as familias brasileiras, a Renault seja insensível e promova a demissão de 750 pessoas de forma unilateral”, analisou o deputado estadual (PT), Tadeu Veneri.   

Além deste fator lideranças políticas fizeram questão de lembrar dos incentivos fiscais que a montadora recebe do governo do estado. “A Renault foi muito bem vinda no estado, mas ela recebe uma política de incentivo, ou seja, nós deixamos de arrecadar imposto para poder de fato manter os empregos. Então de fato precisamos aplicar essa lei aqui. A Renault não tem essa justificativa”, afirmou o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli(PSB).     

Veja abaixo os vídeos de apoio.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

Paulo Paim, Senador (PT)

Roberto Requião, ex governado do estado

 

Luiz Claudio Romanelli, Deputado Estadual (PSB)

Requião Filho, Deputado Estadual (MDB)

Tadeu Veneri, Deputado Estadual (PT)

Zé Maria, presidente nacional do PSTU

Deonisio Schimdt, Presidente da Fetec

Antonio Sérgio Farias, presidente do Sindibebidas

Gleisi Hoffmann, deputada federal (PT-PR)

Angelo Vanhoni, presidente do PT de Curitiba

Marcos Rogério Inocêncio, secretário juridico do Sintcom 

Adaílton Cardoso, secretário geral do Sintcom

 José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos

Sérgio Luiz Leite, 1 secretário da Força Sindical e presidente da FEQUIMFAR

Luiz Carlos Prates (Mancha), diretor licenciado pela CSP Conlutas
 

Wagner Marques (Wagnão), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.