Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Aumentar a participação da mulher para fortalecer a luta dos trabalhadores

Sérgio Butka - Presidente
Além de um dia de comemoração, o 8 de março, dia Internacional da Mulher, deve ser também de reflexão e discussão acerca da situação e papel da mulher nos dias atuais. Apesar dos avanços conquistados até agora com muito suor, lágrimas e sangue, as mulheres ainda tem muitas barreiras e sofrem com a desvalorização salarial, desvantagens na carreira profissional, jornada dupla e excessiva de trabalho, violência doméstica, preconceitos e assédios. Situações vergonhosas que, em pleno século 21, ainda acontecem em nossa sociedade ecoando negativamente no nosso desenvolvimento social e humano.

Mesmo com todas  essas dificuldades, a  cada dia mais elas vão provando que são mais fortes que os homens. Hoje, já quase não existe trabalho  “de homem” que uma mulher não possa fazer. Elas encaram o batente sem medo, muitas, chefes das suas famílias, sem tempo para o descanso,  intercalando o papel de pai e mãe ao mesmo tempo, trabalhando profissionalmente de dia e, à noite, nos afazeres domésticos, se dedicam a todas as tarefas com a mesma dedicação que criam os filhos. Provando que a desvalorização a que são submetidas é uma grande injustiça.

E é para lutar contra essas injustiças e por mais direitos e condições iguais que o Sindicato possui o Departamento da Mulher Metalúrgica.  Um departamento que tem uma grande história de lutas e conquistas dentro do SMC, principalmente nos anos 80. Atualmente,  integramos várias frentes de luta pela valorização da mulher. Participamos ativamente da campanha Março Laranja, projeto criado pela Força Paraná, e que pressiona pelo cumprimento das leis que estipulam mais mecanismos de proteção à mulher vítima de violência doméstica. Também estamos integrando a campanha “He for She”, das Nações Unidas, que luta pelos direitos das mulheres e de uma sociedade mais justa e igualitária.

 Nesta luta, a participação das trabalhadoras metalúrgicas é fundamental! O Departamento  das Mulheres é um espaço seu! Venha para luta, participe das reuniões, ações e eventos promovidos pelo Departamento. Sindicalize–se. Quanto maior for a participação feminina, mais fortalecida ficará a luta de todos os trabalhadores da Grande Curitiba e das mulheres do Brasil.

 
Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.