Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

PORQUE NÃO QUEREM ACORDO COM O SINDICATO?

Sérgio Butka - Presidente

Não é surpresa para ninguém a resposta da pergunta acima. É obvio o por que de algumas empresas não quererem fechar acordo com o SMC. O motivo é um só: afastar o Sindicato e continuar explorando os trabalhadores com políticas anti-sindicais retirando o direito de liberdade e autonomia sindical conforme a constituição do Brasil. Desse modo, passam a ter o caminho livre para reduzir direitos e a renda dos trabalhadores. É fato que tem muita empresa por aí que visa aumentar seus lucros com estas práticas, pagando salários abaixo dos pisos da categoria e ainda flexibilizando direitos e impondo condições indignas de trabalho.

E algumas só não conseguiram fazer isso ainda graças à atuação vigilante dos trabalhadores e do Sindicato. E não podemos nos iludir, elas só pensam no lucro. E entendem que trabalhadores são descartáveis. Porém, não se pode baixar a cabeça, apesar de termos algumas empresas que não preferem seguir a prática do bom relacionamento, temos muitas que entendem que o diálogo é o caminho. E temos conseguido avançar nos acordos empresa por empresa. Isso é um espelho da sociedade, tem gente que prefere a democracia para criar um país, um estado melhor para todos e outros preferem praticar o ódio para dividir e tirar proveito da situação. E isso não pode acontecer no nosso meio, não podemos deixar que estas empresas e pessoas ligadas a elas se utilizem desta onda que divide o Brasil para dividir os trabalhadores. Estas práticas nos fará retornar a época da ditadura onde éramos tratados como descartáveis.

O mundo mudou, apesar de muitos não aceitarem isso, e não se pode deixar que sejamos contaminados. Se quisermos reverter essa situação só temos uma solução: se unir e continuarmos lutando para aos poucos alcançarmos a tolerância e o respeito dentro das fábricas. Enquanto as empresas continuarem achando que é mais fácil tirar dos trabalhadores e deixar que os governos façam pouco por elas, não teremos solução. Vamos precisar continuar defendendo somente as empresas sérias e lutando para que elas tenham os mesmos incentivos que as multinacionais quando se instalam no Brasil. Afinal precisamos proteger melhor o que é nosso e as empresas que tenham compromisso com nossos trabalhadores e nosso povo. Só assim seremos uma nação geradora de emprego e de boas Políticas Públicas para todos.

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.