Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

ANTECIPAR A DATA BASE PARA RECUPERAR AS PERDAS COM INFLAÇÃO GALOPANTE

Sérgio Butka - Presidente

Não é surpresa para ninguém as dificuldades dos trabalhadores brasileiros para tentar fazer o seu salário render até o final do mês. Os preços não param de subir e isso o trabalhador sente a cada dia que vai ao supermercado ou vai abastecer o carro ou precisa pagar suas contas básicas. A inflação galopante e os preços descontrolados tem feito o brasileiro fazer das tripas coração para poder sustentar sua família.

É fato que a situação não é boa no Brasil para a grande maioria da população. A grande contradição disso tudo é que, enquanto o trabalhador e o micro e pequeno empresário penam para sobreviver, as grandes empresas e multinacionais surfam nos lucros mesmo na crise brasileira. Isso porque, tem muita empresa economizando nas costas dos trabalhadores, seja não concedendo reajuste e cortando benefícios, seja demitindo mesmo e jogando a função de dois trabalhadores para um só fazer. Ou seja, tiram o couro da mão de obra para manter seus lucros. Como mostrou recente pesquisa do IBGE, enquanto os ricos ficaram mais ricos na pandemia, o pobre ficou mais pobre. E é pra combater isso aí que o Sindicato está lançando a campanha pela antecipação da data base.

Não dá para esperar. É preciso resgatar o poder aquisitivo do trabalhador. Hoje, devido a inflação e a má vontade do patronal, a defasagem salarial do trabalhador já está batendo nos 6%. Isso é quase um salário médio inteiro que o trabalhador está deixando de receber. Precisamos discutir já, seja o reajuste nos salários, seja um abono, seja um fundo de amparo aos desempregados. O que não dá é ficar de braços cruzados, trabalhador. É preciso união e mobilização se quisermos manter a dignidade de nossa família. Vamos pra luta!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.