Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Faltou ousadia do governo no plano em favor da indústria nacional!

Sérgio Butka - Presidente
O governo bem que tentou fazer um estardalhaço na última terça (03) com o lançamento do plano Brasil Maior, porém, o estrondo não passou de um “traquezinho”. Fizeram muito barulho pra quase nada

A grande expectativa que existia em relação ao novo pacote do governo de incentivo à indústria acabou se transformando em frustração. A intenção foi positiva, algumas medidas são interessantes, mas não resolvem o problema. Os juros vão continuar lá em cima, o real vai seguir valorizado lá fora e a competitividade das nossas empresas vai continuar sendo afetada pelas importações, ou seja, o risco de desindustrialização ainda é grande no país.

Além disso,  o plano atinge somente 15 setores da indústria, sendo que a indústria brasileira é composta por nada mais nada menos que 127 setores. E os outros 110, como é que ficam?

Outro problema é a falta de cobrança em cima de empresas que ganham importantes incentivos fiscais e isenção de impostos, mas não oferecem uma contrapartida como investimentos em treinamento de mão de obra, salários dignos e manutenção dos empregos. Apesar da gritaria, o empresariado no Brasil é o menos exigido do mundo na hora de passar parte do seu resultado a sociedade que o cerca. Algumas multinacionais, que estão se fazendo de vitimas nessa história, continuam a enviar a maior parte dos seus lucros para sustentar suas matrizes na Europa em prejuízo do trabalhador brasileiro.
    
Decepções a parte, o novo pacote foi um começo, mas ainda está distante do que os trabalhadores esperam, por isso, vamos intensificar ainda mais a pressão em cima do governo para que pare de enrolar e encare o problema de frente.
 
Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.