Campanha salarial: metalúrgicos de SP definem agenda, metas e estratégias
Lideranças dos sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do estado de São Paulo reuniram-se, nesta segunda-feira (4), na sede da entidade para discutir a agenda, metas e estratégias de organização para a campanha salarial 2008.
Para Claudio Magrão, presidente da Federação e deputado federal (PPS/SP), “vamos intensificar as ações da campanha por um bom reajuste, pois a indústria teve faturamento recorde em 2008”.
As principais reivindicações são: aumento real, fim da terceirização, resgate do poder aquisitivo do piso salarial da categoria, efetivação da Convenção 158 da OIT e redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais, sem redução salarial.
A Federação agrega 54 sindicatos, que representam mais de 700 mil metalúrgicos no estado de São Paulo. A data-base da categoria é 1º de Novembro.
Estiveram presentes na reunião Eleno Bezerra (CNTM e São Paulo), Jorge Nazareno (Osasco), Pedro Benites (Suzano), Elizeu Costa e Mineirinho (Jundiaí), Adonis (Santo André), José Pereira (Guarulhos), técnicos e advogados.
Momento favorável
Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, o faturamento da indústria brasileira cresceu 8,4% no primeiro semestre de 2008. Trata-se do melhor resultado para um primeiro semestre de toda a série histórica, iniciada em 2003.
O emprego industrial também teve elevação no período: 4,4%, o maior índice desde 2005. Segundo a CNI, o dinamismo industrial tem sido sustentado pelo mercado interno. Já no setor metalúrgico, segundo o IBGE, a média foi de 11,35%.
Fonte: DIAP